A Porta Estreita

Porque é apertado o caminho que leva à vida…

Por Que Deus Criou o Mal?

evil

“Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.” Isaías 45.7

Me questionei muito nesse final de semana em porque Deus havia criado o mal. Já havia passado um processo assim quando descobri que Deus castigava, imaginando que um Deus de amor não seria capaz de castigar ninguém, e pelo mesmo apelo popular acreditava que o mal era simplesmente um distanciamento de Deus, uma ausência de conhecimento da criatura em relação ao Criador.

Como dizia Lutero, Sola Scriptura, ou seja, a Bíblia responde a própria Bíblia, e foi refletindo sobre essa questão que recebi a resposta de Deus:

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;” Deuteronômio 30.15

Desde o início da criação, Deus tem posto em nossa mão o destino de nossas vidas. Se a árvore do paraíso era proibida para o homem, Deus poderia simplesmente não tê-la posto no paraíso, ou mesmo posto a espada flamejante antes do homem tocá-la. Mas desde o princípio, Deus quer ensinar ao homem que existem limites. E seria impossível empregar o livre arbítrio sem a segunda opção. Deus diria “você pode fazer o que você quiser, desde que seja uma coisa boa”. Mesmo antes do homem, os anjos já tinham contato com o mal, e podendo ter sido um instrumento de bênçãos na mão de Deus, Lúcifer escolheu seu próprio destino. Como os anjos não tem acesso ao arrependimento e perdão, Satanás foi condenado ao fogo eterno.

Todos os dias Deus nos dá a oportunidade de escolhermos a quem servir. É posto em nosso caminho a escolha de fazer o bem ou o mal, independente de nossa religião. Mesmo tendo princípios cristãos, somos bombardeados com possibilidades de tirar proveito de algo, tomar alguma atitude errada ou mesmo abrir mão de algo bom e cruzar os braços.

Deus quer que façamos as melhores escolhas todos os dias. E quer nos abençoar por isso. E quer que nossa descendência seja abençoada através da nossa vida. Sem essa de que “não preciso fazer nada porque Deus já me salvou” ou “não preciso ser um bom cristão porque Deus abençoa quem ele quiser, independente de minhas ações”. Como diz o livro de Tiago, “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a sem obras é morta.” Tg 2.26

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Deuteronômio 30.19

Anúncios

04/05/2009 - Posted by | Discipulado

2 Comentários »

  1. Olá Rodrigo! Paz do Senhor! Ficou muito legal o texto, que Deus continue te abençoando na construção de textos como esse para edificação de nossas vidas. Até para mim agora ficou mais claro o porquê de Deus para a criação do mal. Um grande abraço. Fique com Deus.

    Comentário por Juliana | 05/05/2009 | Responder

  2. A Paz irmão. muito interessante este novo blog, com certeza é e vai continuar sendo canal de bençãos para muitas pessoas. fica na Paz.

    Comentário por Junior | 04/09/2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: