A Porta Estreita

Porque é apertado o caminho que leva à vida…

Obedecer [2]

obedienciaObedecer é melhor do que sacrificar (1Sm 15.22).

O que passou na cabeça de Saul, e o que passa na cabeça de vários cristãos hoje, é que um sacrifício pra Deus vale muito, e me esforçar pra fazer qualquer coisa que seja pra obra já é o suficiente pra agradar a Deus. O que não conseguimos enxergar, e isso se deve a força do catolicismo no nosso país e na nossa mentalidade como povo, é que não há sacrifício que pague o favor de Cristo na cruz. Não há nada que possamos fazer para retribuir aquela morte, e isso é muito difícil de entrar em nossas mentes. “Deve existir um jeitinho, uma boa ação, um sacramento, um sacrifício que retribua a graça”, pensamos, mas não há.

E é aí que entra a fala do profeta. Quando Samuel diz a Saul que o obedecer é melhor, ele mostra que tudo aquilo que parte de nós para Deus é insuficiente, mas a obediência partiu de Deus, a ordem vem Dele, e aí nós perdemos a opção de escolher quando fazer. Obedecer é no momento de Deus, não no nosso. E obedecer não tem meio termo, não tem dia certo, não tem humor bom ou ruim. Sacrificar é um gesto do homem para Deus. Obedecer é um gesto de Deus para o homem reconhecer a Deus.

E obediência não se restringe só a Deus. Engloba toda autoridade, porque toda autoridade foi instituida por Deus, e toda autoridade vem de Deus (Rm 13.1). Independente da autoridade ser boa ou má, ela foi posta ali por Deus. Nossa mente limitada só quer obedecer aquilo que achamos certo, ou olhamos as autoridades más e dizemos “se ele erra, não tenho que obedecê-lo”. Este erro acontece muito dentro de casa, a mulher que vê os erros do marido e acha que não lhe deve respeito, mas pode ser identificado em vários âmbitos da vida. Não quer temer a autoridade? Obedeça a lei! E é através da obediência que aprendemos o que é autoridade espiritual.

O apóstolo Pedro também é muito enfático em relação à autoridade, principalmente no relacionamento patrão/empregado e marido/mulher, mas isso é assunto para outro tópico. Solo Del Glória.

Para ver o primeiro post sobre obediência, clique aqui.

Anúncios

19/06/2009 - Posted by | Adoração

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: