A Porta Estreita

Porque é apertado o caminho que leva à vida…

Pregar O Que Vive X Viver O Que Prega

bibliaOntem ouvindo uma pregação, ouvi (não foi a primeira vez) do pastor que “eu sou o que sou em qualquer lugar, porque um pastor de verdade prega o que vive, e não vive o que prega”. Fiquei com essa frase na cabeça (também não é a primeira vez) e, por mais que mudasse os ângulos de visão, não consegui concordar com ela. Pelo menos não totalmente.

É sabido que o pastor é aquele que cuida das ovelhas para o seu Senhor. É papel do pastor tratá-las corretamente, dar alimento, tosar e cortar as unhas e ensiná-las o caminho certo. Mas uma das funções mais conhecidas do pastoreio é a de pregador, de comunicador da palavra de Deus. E é aí que entra minha discordância.

Nenhum ser humano no mundo, com excessão de Jesus terreno, conseguiu ou consegue seguir todos os mandamentos de Deus. Sequer os dois maiores mandamentos, destacados por Jesus, são cumpridos na íntegra (amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo). No dia-a-dia, pecamos quase que imperceptivelmente, principalmente os pecados morais (cobiça, murmuração, idolatria, etc.). Se uma pessoa, que sincera e honestamente, tem consciência que não cumpre totalmente a vontade de Deus para sua vida, essa pessoa não pode pregar a Palavra? Por que, se eu digo para um irmão que ele não pode murmurar, e eu murmuro, não estou pregando o que vivo, correto?

Agora, se eu vivo o que prego, aí sim estou praticando o princípio de todo grande pregador: a mensagem que eu levo aos meus irmãos tem que atingir primeiro a minha vida! Eu sei o que o Senhor quer de mim, sei o que a Palavra diz que tenho que viver, mas sou fraco e pecador, como todo homem, independente do cargo que ocupo. Também erro, também escorrego às vezes, mas nem por isso deixarei de proclamar a Verdade do Evangelho! É Deus quem vai me ajudar a vencer, é pra mim que Ele fala quando eu recebo iluminação ao estudar Sua Palavra.

Aí sim, penso eu, se eu não buscar viver aquilo que prego, se não enxergar que me encaixo naquilo que Deus chama de errado, se só enxergo pecadores à minha volta e não vejo o pecado em mim, aí sim as coisas mudam. Porque então eu sou hipócrita, só enxergo o cisco no olho dos meus irmãos, das pessoas de outra denominação, nos não-crentes. Nesse caso sim, concordo plenamente que aquele que vive assim não tem o direito de confrontar ninguém, porque deixou de ser um pregador pra ser um mero mensageiro.

28/08/2009 - Posted by | Discipulado

9 Comentários »

  1. Tenho me esforçado, e tenho pedido a Deus que eu possa viver o que a palavra dele diz, e eu tenho pregado o que ela diz verdadeiramente, muitas daz vezes somos falhos, pecamos todos os dias, e não podemos pregar nossos pecados temos que pregar a palavra e se esforçar para viver o que pregamos. O pastor que diz que vive tudo que prega,me desculpe a sinceridade, é minha opnião, ele é mentiroso!!

    Comentário por Claudia | 15/05/2012 | Responder

    • Pastores são homens ungidos por Deus para pregar a sã doutrina levar a frente o rebanho aumentando seu numero, fazendo discipulos.

      Comentário por vanderlei | 31/12/2013 | Responder

  2. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. 2 Coríntios 4:5

    As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 1 Coríntios 2:13

    Comentário por Alexandre | 27/08/2012 | Responder

  3. Se eu pregar o que vivo então pregarei só falhas, transgressões, murmurações e pecado, tudo isso e mais um pouco ainda que seja involuntário. Bom é viver o que prego, que Deus é misericordia, amor, justiça, beneguinidade e graça. Nada que eu faça de certo e bom vai me fazer merecer a salvação, tudo é pela fé e graça de Deus. Os erros que cometemos, as falhas que vivemos, pecados, se nós nos arrependermos e confessarmos Ele é fiel para nos perdoar, agora se não tem arrependimento e entendimento da graça de Deus, nada mais resta a não ser morte eterna, mas Jesus veio para dar vida e vida com abundancia para aqueles que vivem o que esta na palavra, a sua infinita misericordia. Diac. Felipe Moreira

    Comentário por Diac.Felipe Moreira | 28/01/2013 | Responder

  4. Estava procurando sobre este assunto na net e me deparei com seu texto que é muito legal, mas tenho algumas dúvidas.

    Por exemplo nas cartas de Paulo a Tito e a Timóteo ele diz que temos ou pelo menos os Bispos e Presbíteros tem que ser irrepreensível.

    Onde isso se encaixa quando prego algo que não vivo?

    Comentário por Thiago Wally | 19/02/2013 | Responder

  5. Espero que o pastor Elson de assis leia isto, na igreja ele é um santarrão mas na rua é um leão, totalmente grosso, mal educado , sem humildade e se acha superior aos outros, digo isso por esperiencia propria, eu o vi em um hotel discutindo com um recepcionista, fiquei decepcionado com tanta soberba.

    Comentário por amigo | 24/10/2013 | Responder

  6. INFELIZMENTE ESTAMOS VIVENDO UM EVANGELHO DISTORCIDO,PREGAR DENTRO DA IGREJA QUE VIVE O QUE PREGA E NÃO PREGA O QUE VIVE É MUITO FÁCIL.E O IDE?QUEM TÁ INDO NOS ASILOS,HOSPITAIS,SEU VIZINHO QUE PASSA FOME NÃO SÓ ESPIRITUAL MAS DE PALAVRA.EU TO CANSADA DE OUVIR QUE DEUS VAI FAZER UM MILAGRE EM SUA VIDA.QUE NUM SEI O QUE…O MILAGRE DEUS JA FEZ QDO DEU SEU ÚNICO FILHO PRÁ MORRER NAQUELA CRUZ EM NOSSO LUGAR.É PASTOR?CADÊ AS SUAS OVELHAS QUE ESTÃO DE VOLTA NA LAMA?E PORQUE VC NÃO VAI ATRÁS?VÁ SE CONVERTER PRÁ DEPOIS FALAR QUE É PASTOR

    Comentário por CLAUDIA | 05/07/2014 | Responder

  7. Muito bom gostei imtereçanti

    Comentário por daniel ribeiro | 16/08/2014 | Responder

  8. Depois de te observado algum comentários, Vi que faltou sabedoria e respeito pela palavra de Deus e o seu próximo;
    ela nos ensina… Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.(E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.Amém irmãos Deus abençoem.
    Tiago 1:5
    Mateus 22:39
    Mateus 22:37

    Comentário por Comentário Jorge Alberto , Diácono /14/07/2016 | 15/07/2016 | Responder


Deixe um comentário